WhatsApp Business: saiba como criar um catálogo de produtos e mensagens automáticas

Você sabia que é possível responder mensagens automaticamente pelo WhatsApp? Além disso, outro recurso interessante do aplicativo é a possibilidade de enviar em poucos toques informações sobre um produto ou serviço, com foto, preço, detalhes e link direto para pagamento. Confira alguns dos recursos do WhatsApp Business e como ele pode ser o diferencial para o seu negócio nesse período de pandemia e transformação digital.

Olá, sou o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão oficial do aplicativo WhatsApp desenvolvido para pequenas empresas. Antes de ativar os recursos de mensagem automática e catálogo de produtos é preciso que baixe o aplicativo gratuitamente na App Store ou Google Play.

Depois é só seguir os passos recomendados no aplicativo instalado. Caso deseje migrar todas as suas conversas do antigo WhatsApp pessoal, esse tutorial ensina passo a passo como realizar: https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-mudar-conta-whatsapp-para-comercial-business/

Configurando respostas automáticas no WhatsApp Business

Esse recurso permite se comunicar em tempo integral com os seus clientes, otimizando o seu tempo e impedindo que você perca algum cliente por falta de contato.

É possível configurar mensagens de ausência, programadas para responder o cliente enquanto o seu estabelecimento estiver fechado; mensagem de saudação, respondendo o cliente que entrou em contato com o seu negócio pela primeira vez; e respostas rápidas, que permitem enviar textos através de atalhos que você mesmo determina.

Mensagem de ausência

·         Toque no ícone de menu no canto superior direito da tela.

·         Vá em “Configurações”, “Configurações da Empresa” e depois em “Mensagem de Ausência”.

·         Ative a opção “Enviar mensagem de ausência” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para digitar sua resposta automática.

·         Por fim, é só salvar, no canto superior direito.

·         A mensagem de ausência obedece aos horários de funcionamento de sua empresa que são cadastrados logo após a instalação do aplicativo.

Mensagem de saudação

·         Novamente em “Configurações da Empresa” toque em “Mensagem de saudação”.

·         Ative a opção “Enviar mensagem de saudação” e toque no ícone de lápis para editar o texto.

·         Por fim, é só salvar sua resposta automática.

Respostas rápidas

·         Em “Configurações da Empresa ” toque em ” Respostas rápidas”, e depois em Adicionar (+).

·         Insira o texto ou anexe a mídia para a resposta rápida. Defina um atalho de teclado para a resposta rápida com palavras-chave para localizar rapidamente.

·         Exemplo. Para a mensagem automática “Agradecemos por utilizar nossos serviços! Esperamos trabalhar com você novamente em breve.”, você pode definir o atalho “/obrigado”.

·         De volta na tela das respostas rápidas, você pode tocar no ícone “+”, no canto inferior direito da tela, para adicionar quantas respostas quiser.

Inserindo um catálogo de produtos no WhatsApp Business

·         Toque no ícone de menu no canto superior direito da tela.

·         Vá em “Configurações”, “Configurações da Empresa” e depois em “Catálogo”.

·         Toque em “Adicionar produto ou serviço”.

·         Insira fotos e outras informações sobre produto ou serviço e pressione “Salvar”. Voltando à tela inicial do catálogo, toque em “+” e repita o procedimento para cadastrar outros itens. Se você possui uma loja virtual, é possível já deixar o link do produto no campo que leva a compra do mesmo.

·         Para enviar as informações de um produto ou serviço do catálogo em conversas, pressione o ícone do clipe e toque em “Catálogo”. Por fim, selecione os itens desejados e toque sobre o botão de envio.

Pronto! Agora é aproveitar para cadastrar um catálogo no perfil comercial da sua empresa no WhatsApp Business e fazer negócios online, um dos diferenciais nesse momento de pandemia e isolamento social.

Leia também: Meios de pagamento digitais são aliados em momentos de isolamento social

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