Você querido empresário que faz o fluxo de caixa corretamente e anota todas as entradas e saídas, certamente é comum realizar lançamentos como “pequenas despesas” ou “outros”. São aqueles gastos que achamos que não são necessários ou que são tão pequenos que acabam sendo irrelevantes, mas que ao longo do mês vai crescendo e se tornando uma bola de neve sem explicação no final do mês do gasto real daquilo tudo.

Você provavelmente se identificou com essa situação né? Nesse artigo iremos te ajudar a evitar e identificar essas armadilhas!

Vamos exemplificar de forma breve como isso funciona. Os pequenos gastos são rotineiros e que normalmente não são levados em consideração no dia a dia, mas que no final do mês faz toda diferença. Como por exemplo, o café, o açúcar, o produto de limpeza, entre outros são alguns dos gastos irrisórios que podem impactar no final do mês ou até do ano.

Por isso um conselho é: deixe tudo anotado. É a forma mais seguras de evitar sustos inesperados com esses gastos. Coloque o nome real do gasto, assim quando você for somar e analisar vai saber onde deve economizar ou até mesmo saber realmente o motivo do gasto.

Vamos pontuar alguns gastos que aparentemente são insignificantes demais para ser anotados, mas depois de somados fazem uma grande diferença no caixa da empresa.

1. DESPESAS COM CAFEZINHO

Diariamente você chega na empresa, mas sempre toma um cafezinho da lanchonete ou na padaria ao lado e acaba não contabilizando os R$ 2,50 por dia, dando na semana, R$ 12,50 e ao mês esse gasto chega R$ 50,00.

Custo não registrado: R$ 2,50

2. ESTACIONAMENTO

Você tem uma reunião com um cliente e tem que se deslocar de encontro a ele. Então você pega seu carro e vai até a empresa do seu cliente que fica no shopping, então você paga o estacionamento durante um determinado período que pode variar entre 1 a 2 horas.

Custo não registrado: R$ 2,50

3. MIMOS AOS CLIENTES

Receber seus clientes bem é essencial para manter uma boa relação. Então você costuma sempre oferecer biscoitos, bolos e aquele delicioso café ao longo das reuniões. São despesas pequenas, pagas pela empresa que você achou que não haveria necessidade de registrar.

Custo não registrado: R$ 50

4. MATERIAL DE ESCRITÓRIO

Você tem uma empresa automatizada e eficiente, grande parte das atividades são realizadas através do computador. Mas volta e meia necessita de papéis para assinaturas de contratos, post its para anotações de lembretes ou até mesmo canetas que vão se perdendo na empresa. Esses gastos simples fazem toda a diferença no final do mês

Custo não registrado: R$ 28

5. ALMOÇO DE NEGÓCIOS

Você foi almoçar com um cliente que vocês estão prestes a fechar negócio. Você não costuma fazer, mas achou necessário para haver uma melhor negociação e quem sabe finalmente fechar negócio naquele almoço. Mas infelizmente você não registrou isso no seu fluxo de caixa.

Custo não registrado: R$ 34

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