A Copa do Mundo é um evento histórico e encantador, muito aguardado por todos os amantes de futebol.

Este ano, a Copa de futebol será realizada no mesmo período em que ocorre a Black Friday, outro evento que os brasileiros e outros países celebram com muita alegria. Um dos grandes motivos da importância do período são as ofertas promocionais e altas nas vendas dos mais diversos setores do comércio, desde eletrônicos, roupas e acessórios, móveis e eletrodomésticos, até mesmo serviços e indústrias, ou seja, todos os setores com preços incríveis.

Quando dois grandes eventos desse porte se unem em um mesmo período, muitas empresas ficam na dúvida de como direcionar as estratégias e como fazer para aproveitar desses momentos para vender mais.

Além disso, o mercado consumidor brasileiro teve uma retração nas vendas entre o meses julho e agosto/2022 (Fonte: PortalTerra/IBGE), sendo um dos principais motivos o aumento da inflação. Desse modo o varejo pretende acelerar as vendas no nos meses outubro e novembro/2022 com o otimismo devido a chegada da Copa, Black Friday e Natal. O objetivo do mercado é superar o impacto negativo sobre as vendas que teve como causa os juros elevados, o alto endividamento das famílias e a baixa confiança do consumidor.

O público animado para a Copa do Mundo de Futebol FIFA

Segundo pesquisa realizada pelo Google, 86% dos brasileiros têm em vista acompanhar a Copa 2022 presencialmente ou pela TV, e 71% dos brasileiros dizem que se planejam previamente para viver esse momento.

Isso mostra que o envolvimento do público já é maior do que no último mundial, com o aumento de 47%. A pesquisa mostra ainda que 56% do público vai concentrar seu planejamento para o mundial em novembro e 66% deseja comprar algum produto ou serviço pensando na Copa.

A momento também pode simbolizar uma boa oportunidade para criar ações que se conectem com o público. Sete em cada dez participantes se mostraram abertos a receber publicidade durante os jogos. Entre as principais iniciativas esperadas, promoções via cupons (75%), desconto via QR code (55%) e acesso a produtos antecipadamente (40%).

O público que não se engajou com as ativações publicitárias, que representam 32% das pessoas entrevistas, relatam que não se sentem atraídas pelas propagandas por não acharem os anúncios atrativos e que os anúncios atrapalham a experiência.

Antecipar ou não a data da Black Friday?

A resposta é. Depende. Existem alguns setores do comércio que podem antecipar suas ações, justamente para realizar essa conexão entre as datas.

Outro fator que influencia na antecipação da data ou não é compreender o seu público-alvo e entender as expectativas e as necessidades da data relacionando seu produto ou serviço ao período. Entender a intenção de compra do seu público e, se faz sentido para a sua empresa e seus clientes, fará a diferença no resultado de suas vendas.

O setor de eletrônicos é um dos mais lucrativos com a chegada da Black Friday e deve ter impacto positivo com a proximidade com a Copa 2022.

Como a Copa vai afetar a Black Friday 2022?

A Copa esse ano será algo bem atípico, normalmente os jogos são realizados durante o meio do ano, porém dessa vez acontecerá no fim do ano onde datas importantes como o Black Friday acontece e o Natal se aproxima. Inclusive o primeiro jogo da seleção brasileira de futebol masculina acontece na quinta-feira que precede o início tradicional das promoções.

Segundo pesquisa do Google, os comerciantes não precisam se preocupar com a queda nas vendas durante o horário dos jogos, pois acredita-se que esse volume seja recompensado no dia seguinte após os jogos. Acredita-se que o desejo de compra do público será muito voltado para o segmento de bebidas, alimentos, produtos esportivos, eletrodomésticos e eletroportáteis que deve ter uma alta na procura por conta da fusão da Copa e Black Friday.

Não podemos esquecer que estamos ainda passando por um momento de recuperação econômica pós-pandemia e o Black Friday está encontrando o brasileiro em um período com o orçamento comprometido, isso devido ao impacto da inflação que reduziu o poder de compra da população.

Dessa forma, saber montar a melhor estratégia que alinhe as expectativas do consumidor para esse período, bem como ofertas que tragam retorno positivo para o seu negócio será o grande “gol de placa”.

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