Abrir um negócio atualmente é mais fácil do que era há décadas, seja este um negócio físico ou em plataformas digitais. De forma semelhante, fechar as portas de uma empresa também tornou-se mais comum. Os motivos são vários: alta competitividade do mercado, a não identificação do público-alvo e, principalmente, a falta de planejamento estratégico.

Já se imaginou saindo de casa, ligando o carro ou pegando um ônibus com o objetivo de chegar a um local específico, mas sem ter sequer uma pista do endereço almejado? Complicado, não é? O mesmo se aplica a uma empresa que nasce sem um planejamento ou, até mesmo, às empresas que já existem, mas sobrevivem perambulando entre azar e sorte para manter-se vivas.

Pode-se afirmar, sem falta de suporte teórico, que o planejamento é a ferramenta principal para o nascimento e o crescimento saudável de uma empresa. Para ninguém menos que Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, “o Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”.

Com “ambiente”, Kotler fala, de forma implícita, que a empresa deve atrelar as suas ações de acordo com os princípios e valores pautados em sua concepção, ou melhor, os quais devem ser pautados em seu planejamento inicial.

É só a partir do planejamento que se torna possível entender em que local a empresa se encontra ou se encontraria no mercado de trabalho, ou seja, o seu diagnóstico. Além disso, a ferramenta também possibilita traçar um caminho estratégico para chegar às metas desejadas. O planejamento é, de certa forma, um roteiro.

Benefícios de um bom planejamento estratégico

Além de poder almejar os objetivos da empresa através de estratégias assertivas, traçar um bom planejamento estratégico traz diversos outros benefícios, como, por exemplo:

●     Posicionar a marca na liderança de mercado

A partir do diagnóstico feito nas etapas iniciais do planejamento, torna-se possível, para as novas empresas e para as que já estão no mercado, posicionarem e reposicionarem as suas marcas, atrelando de forma efetiva a prática aos seus valores.

●     Ampliar e diversificar os canais de venda

Com o diagnóstico feito, torna-se possível analisar as demandas da empresa e estudar de forma estratégica a oferta de mais canais de vendas, de forma que não haja prejuízo.

●     Lidar com as incertezas e os riscos

Planejar possibilita evitar e adiantar problemas futuros, de forma assertiva.

●     Aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado

Planejar é estar por dentro das oportunidades e dos futuros problemas, podendo assim, investir e evitar os empecilhos.

Como fazer o planejamento para a sua empresa

1. Faça diagnóstico da empresa

Para atingir metas, é preciso saber a situação atual da sua empresa, mapeando os seus pontos fortes e fracos.

2. Trace seus objetivos

A partir do diagnóstico, torna-se possível definir os objetivos a serem atingidos.

3. Desenvolva estratégias e ações

Primeiro o caminho é traçado através das estratégias. Depois, estas são colocadas em prática.

4.  Analise as métricas de desempenho

Para saber se as estratégias estão sendo bem executadas, é necessário utilizar métricas de desempenho.

5. Prepare um cronograma

Se você descobriu os seus objetivos, pautou as estratégias e as colocou em prática, o próximo passo é delegar, mediante um cronograma, as funções de cada pessoa na empresa.

6. Pratique o plano e o avalie e revise quando necessário

É essencial saber que o planejamento estratégico pode sofrer intervenções em seu caminho. O planejamento é um norte, e, se em algum momento o desempenho esperado não estiver ocorrendo, é seu papel intervir para ajustar novamente as estratégias.

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O Software Plano de Negócios 3.0, criado pelo Sebrae, é uma ferramenta gratuita de organização de ideias e informações empresariais, abarcando produtos e serviços e ofertando informações sobre, clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a gestão empresarial.

Conte com o auxílio da automação

Além de cultivar o hábito do planejamento, para traçar um caminho de sucesso para a sua empresa, é essencial o auxílio da tecnologia, como o Software Zeus Automação Comercial. Com ele, o setor financeiro, as vendas, o estoque e a gestão de clientes torna-se prática e conectada, alavancando as chances de aumentar as vendas e o lucro do seu negócio.

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