Ser eficiente e eficaz é um dos grandes objetivos da maioria das pessoas que trabalham e precisam ser produtivas. Isso porque nosso dia tem apenas 24 horas e, muitas das vezes, fica difícil cumprir tudo o que precisamos, principalmente para pequenas empresas. As técnicas de gestão de tempo contribuem com a organização, planejamento e controle das atividades de uma empresa.

Nós da Zeus separamos algumas técnicas que podem ajudar você e sua empresa a ter uma maior otimização de tempo e organização.

Delegue as tarefas

Aprenda a delegar e entenda que ao fazer isso você não está fugindo das suas responsabilidades. Delegar, aliás, é uma função importante de quem tem cargos de gerência ou liderança. Aproveite e dê mais responsabilidades aos seus subordinados ou a outras pessoas da sua equipe, sempre respeitando suas habilidades e seus conhecimentos.

Organize suas demandas

O primeiro passo é listar tudo o que precisa ser feito, formando uma espécie de “caixa de entrada”. Se possível, deixe a lista em um quadro branco ou tela para afixar post-its, com o objetivo de ter controle visível das pendências.

Defina suas metas e objetivos

Todos temos metas e objetivos, seja em casa ou no trabalho.

Portanto, nada melhor do que colocarmos isso no papel, certo? Separe quais são suas metas e objetivos e o prazo máximo para alcançá-los. Ter essa definição é essencial para organizar o tempo do passo a passo a ser estabelecido.

Fuja da procrastinação

Ultimamente muitos artigos têm sido escritos sobre o mal da procrastinação. E não é para menos, afinal ela é um dos itens que mais afetam negativamente a produtividade e pode resultar em um gasto desnecessário de tempo e energia. De uma maneira geral, procrastinamos as tarefas mais complicadas ou as menos prazerosas.

Identifique seus ladrões de tempo

São vários os nossos ladrões de tempo. Já paramos para pensar o quanto ficamos nas redes sociais? Ou quanto tempo gastamos no trânsito, por exemplo?

Por isso, é preciso identificar quais os seus e como fazer para otimizar o tempo gasto desnecessário, que poderia ser melhor aproveitado com outra tarefa que tenha sido definida na sua lista.

Conforme vimos, aprender a gerir o tempo não é sinônimo de encontrar maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem. Não existem regras únicas para lidar com a gestão do tempo. O que existem são algumas boas práticas que podem ajudar a melhor controlar a maneira com que as horas do dia são administradas.

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