Sabemos que as coisas não estão fáceis, que o momento é de crise, mas uma coisa é certa. A sua empresa precisa crescer, não dá para ficar esperando o momento perfeito e independente do período, sempre haverá uma maneira de atrair o consumidor e aumentar suas vendas. Sabemos que todos amam uma boa promoção e essa é uma das formas mais eficientes que aumentam as vendas por um determinado período.

Para se ter uma boa estratégia de vendas depende de alguns fatores, como externos, que está direcionados ao macroambiente como a reação do mercado, posicionamento dos concorrentes. E os fatores internos que estão diretamente relacionados ao micro ambiente como o planejamento e a execução dessas promoções. Nesse momento iremos focar nos fatores que podemos controlar, ou seja, os internos, que dependem exclusivamente das decisões e ações da empresa.

O primeiro passo é ter um bom planejamento. Ele é fundamental para uma promoção de sucesso, a partir de um planejamento bem detalhado e com todas as peças e estratégias bem encaixada as seguintes etapas serão desenvolvidas com maior facilidade e eficiência.

Quando fazer uma promoção de vendas?

Existem alguns motivos para uma empresa decidir fazer uma promoção de vendas, como produtos em estoque, parados, sem saídas.

Ou até mesmo para aproveitar uma boa oportunidade que apareça, como:

– Seu concorrente elevou o preço dos produtos;

– Tendências de mercado que a sua empresa se encaixa;

Independente das oportunidades, sabemos que a promoção de venda existe para atingir um determinado objetivo estratégico para a empresa. Lembrando que não precisa haver um problema para ser criado uma promoção estratégica. A empresa pode aproveitar um determinado período para ser mais agressivo e aumentar o caixa.

As estratégias de promoções de vendas não são somente utilizadas para desencalhar produtos, podem ser utilizadas de diversas formas com a intenção de aumentar o faturamento da empresa. Existem outros fatores que podem motivas as promoções de venda, como testar novos produtos e demonstrar como eles são utilizados. Analisar aspectos necessários sobre o consumo do produto.

Como ter uma promoção de vendas eficiente?

Vamos a alguns passo a passo que podem ser interessantes para alavancar sua empresa e ter uma promoção de vendas eficiente.

1 – Tenha claro seus objetivos com a promoção de vendas

Primeiramente decida os objetivos da empresa, o que ela deseja com as promoções disponibilizadas. Quais seriam as metas da empresa? Sabendo dessas informações, decida o quanto deseja faturar e quais os resultados pretende ter. Não esqueça também de mensurar a quantidade de dinheiro que deseja receber no final da promoção. Analise também quantos produtos ou serviços devem ser vendidos para ter esses resultados. Com todas essas informações em mãos você terá mais facilidade de medir se sua promoção teve resultados eficazes ou não.

2 – Fique atento ao melhor momento

Não adianta fazer uma promoção sem saber exatamente o período em que ela irá ser feita. Justamente para isso a necessidade de fazer um bom planejamento.

Com isso você saberá em qual período irá entrar a promoção. Se se encaixa melhor no Natal, Ano novo, entre outras datas tradicionais ou em momentos específicos de baixa movimentação da empresa e do mercado.

3- Escolha qual será o público-alvo 

É necessário compreender qual o público alvo para a promoção, buscando especificar seus desejos. Desenhar uma persona pode ser importante para o sucesso da estratégia. Para desenvolver essa persona é necessário se perguntar como eles se comporta, o que eles fazem e onde gastam seu tempo, o que é relevante para eles e como sua empresa influenciará na tomada de decisão deles

4- Construa ações de marketing atraentes

Invista em peças para e-mails, redes sociais, landing pages. Analise se seus clientes também estão presentes nesses meios ou em quais meios eles normalmente se encontram. Assim a sua divulgação será mais precisa e eficaz.

Nessas peças invista na psicologia das cores, use de cores que sejam marcantes para a campanha e que chame atenção desse público que você busca vender.

5- Mensure os resultados 

Depois da conclusão da promoção verifique os resultados obtidos e entenda algumas condições, como por exemplo: Se a campanha atingiu os resultados mensuráveis ou que eram esperados e como os clientes reagiram à promoção, se foram bons resultados ou não.

Caso os resultados não estejam nas expectativas da empresa, vale discutir com a equipe quais os erros e acertos para as próximas oportunidades em que haja promoções.

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