Tanto a Black Friday como a Copa 2022 estão chegando e as pessoas estão cada vez mais ansiosas para estes eventos tão esperados pelos clientes.

Em 2022, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, na mesma semana que inicia a Copa de Futebol Masculino. Isso significa um movimento atípico no varejo. E Copa na Black Friday, então, pode resultar em um importante aumento das vendas em seu negócio. 

Por isso, não basta apenas pensar em promoções. É preciso pensar em formas de engajar o público unindo essas duas datas. Até porque o futebol é o esporte mais adorado no país, não à toa que considerado uma paixão nacional.

Black Friday + Copa é hora de vender mais

A Black Friday é um dos momentos mais esperados pelos consumidores. Portanto, inclua na estratégia de venda esse desejo acumulado durante todo o ano e principalmente conheça as principais tendências de mercado para esse período.

A Copa 2022 vem incrementar e acrescentar toda a empolgação e animação do público podendo gerar mais venda no período, afinal, muitas pessoas esperam para comprar nessa data.

Utilize o Marketing de oportunidade

Essa etapa o que vale mesmo é a criatividade, não importa se a utilização das cores será voltada para as cores da bandeira, da empresa ou de outras cores. O importante é chamar atenção! Um exemplo interessante é da McDonald’s que cria lanches exclusivos inspirados nos países que disputam os jogos.

Realizar uma pesquisa estratégica para captar clientes

Se você deseja vender e garantir suas vendas, é importante que você saiba muito bem o público-alvo do seu negócio. Para que isso aconteça é importante que seja feita uma análise dos anos anteriores, buscando o que os clientes procuram.

Quando você analisa bem o nicho em que está inserido, você pode compreender melhor a necessidade dos seus consumidores. Existem alguns itens que provavelmente irão ter as vendas aumentadas, como: itens esportivos, eletrônicos e itens para assistir aos jogos com mais conforto, como sofás e cadeiras.
Caso o seu nicho não seja algum desses acima, uma dica é pensar em estratégias de brindes, bonificações, prêmios especiais, mas sempre ligando essa ideia de compra com algo que envolva a Copa. 

Prepare o estoque

Uma estratégia para não ter problemas com o estoque é organizá-lo com antecedência. Isso quer dizer que uma boa parte dele já deve ser separado para o período da Black Friday, sejam aqueles produtos principais — que vendem muito bem — ou os que estão parados há meses.

Desse modo, você consegue alinhar as ideias de ações com todos os itens que pretende vender durante o período. E assim, ter um estoque com um número maior de itens para aumentar o faturamento.

Aposte em produtos temáticos

Apostar em produtos temáticos para a Copa 2022 pode ser uma ótima oportunidade como nicho de venda na Black Friday 2022.

Desse modo, você pode oferecer produtos tematizados ou até mesmo, apenas das cores do Brasil. Dessa forma, caso algum produto não seja vendido nesse período, você pode anunciar posteriormente.

Além disso, muitos torcedores investem em sofás e televisores novos para assistirem aos jogos com maior conforto. Dessa forma, oferecer condições especiais para esses produtos, também é muito interessante para atrair vendas.

Ofereça brindes da Copa

Infelizmente nem sempre o seu segmento se encaixa com os oferecidos com o do período da Copa de Futebol. Para não deixar de usar o evento como atrativo para a Black Friday 2022, uma ideia bacana é oferecer brindes relacionados ao evento esportivo.

Para isso, você pode oferecer bolas, camisetas da seleção ou até mesmo álbum de figurinhas, que é uma tendência entre os jovens.

Desse modo, é possível criar condições para que os brindes sejam conquistados. Você pode determinar um valor mínimo de compras ou até mesmo criar uma campanha de pontos. Assim, o cliente acumula os pontos e troca pelos brindes.

Os impactos que esse encontro surtirá

O Black Friday dos dois últimos anos teve como foco as vendas online e chegou a movimentar cerca R$ 5,4 bilhões.

Um dos primeiros reflexos dos jogos na Black Friday 2022 é a busca por produtos ligados à Copa. A intenção de comprar aparelhos eletrônicos, como celulares e televisões, tende a crescer consideravelmente se comparada aos anos anteriores. Outros produtos como sofás, camisas da seleção, acessórios e itens de supermercado também já estão no radar dos brasileiros. 

Um dado interessante é que muitos consumidores escolherão por adiantar suas compras em função da Copa 2022. Em uma pesquisa feita com pessoas que não tinham intenção alguma de comprar nesta Black Friday, 71% delas apontaram que a antecipação poderia influenciar na decisão de compra. Portanto, se o consumidor deseja receber seus produtos antes do início da Copa e, consequentemente, da própria Black Friday, antecipar o lançamento das suas ofertas é uma excelente estratégia para potencializar os seus resultados. 

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