O atendimento ao cliente é um modo de comportamento orientado pelo contexto social, ou seja, ele é mutável. Há décadas atrás, por exemplo, o atendimento ideal era pautado no poder de persuasão que o vendedor tinha sobre o cliente. O objetivo da venda era apenas comercial e o comprador era visto como um número.

Hoje o cenário empresarial em todo o mundo é extremamente competitivo. Além disso, as pessoas estão cada vez mais informadas, críticas e buscando, a todo momento, relações transparentes. O cliente atual busca valores, identificação, confiança e uma experiência personalizada com a marca e não apenas uma relação comercial.

Segundo uma pesquisa feita pela Hibou, empresa de monitoramento do mercado, ser bem atendido é uma das prioridades dos clientes. Ao total, 94% dos entrevistados disseram que buscam a qualidade do atendimento na hora de comprar.

De acordo com o pesquisador Philip Kotler, em seu livro Princípios de Marketing, “a concorrência que as empresas de hoje enfrentam é a mais acirrada de todos os tempos (…) Para vencer no mercado de hoje, elas precisam transformar-se em peritas não apenas na construção de produtos, mas também na construção de clientes”.

Quem não se preocupa em solucionar as necessidades dos clientes e não se empenha em realizar um atendimento personalizado e atencioso, fica para trás.

Diante disso, é nítido que para ganhar credibilidade, as empresas precisam se destacar pelo atendimento, atraindo assim a atenção e a confiança dos clientes.

Sendo assim, a melhor forma de desenvolver o atendimento da sua empresa, é estudar e estar sempre a par das estratégias comerciais. Veja a seguir alguns exemplos de técnicas de vendas que vão ajudar no crescimento do seu negócio:

Foque no cliente

Muitas empresas não preparam os seus vendedores para um atendimento personalizado. Grande parte ainda acredita que o foco do atendimento deve ser apenas a venda.

Partindo desse pressuposto, muitos profissionais da área conduzem negociações extremamente desconfortáveis, de forma apressada e inflexível com as objeções dos clientes, pois veem estes apenas como um número a ser contabilizado.

Essas negociações, cujas necessidades dos clientes não são consideradas e a venda é o único objetivo, acaba afastando o cliente em vez de aproximá-lo.

Uma das principais técnicas de venda que deve ser aplicada por você, vendedor, é convencer o cliente de que o produto ou serviço da sua empresa é a solução ideal que atenderá às necessidades dele.

Conquiste a confiança do cliente

As vendas hoje devem ser baseadas em relações de confiança, com o foco no vínculo da empresa com o cliente. A partir de um bom atendimento, as chances de a empresa desenvolver um relacionamento a longo prazo com o cliente são altas.

Segundo a pesquisa “O Cenário de Vendas no Brasil 2020”, realizada pelo LinkedIn, cerca de 63% dos vendedores consideram a relação de confiança um dos fatores mais importantes para fechar vendas.

Diversas são as técnicas para alcançar a tão desejada confiança do cliente. As que mais se destacam são:

1- Seja uma empresa com valores;

2- Haja de acordo com os seus valores;

2- Seja transparente em suas ações;

3- Demonstre o diferencial dos seus produtos e serviços;

3- Descreva bem os seus produtos e serviços;

4- Faça o cliente se sentir único e seguro;

5- Passe segurança para o cliente;

Invista em tecnologia

O uso de software de automação comercial, como o Zeus, é um grande aliado no cotidiano de gestores e vendedores que já se conscientizaram que investir em tecnologia é mais rentável que permanecer com procedimentos antiquados.

A tecnologia é fundamental para implementar técnicas de venda no seu negócio. O software da Zeus, por exemplo, salva o histórico do cliente, facilitando possível futuras vendas.

Invista no mercado online

Com a pandemia, o comportamento dos consumidores mudou e as compras online explodiram.

Segundo uma pesquisa do LinkedIn, 68% dos vendedores citaram o uso de redes sociais como uma das técnicas de vendas com maior taxa de conversão.

No ambiente online, os custos de investimento são menores, pois dispensa gastos com aluguel e contas afins. Além disso, as ferramentas online ajudam a divulgar os seus produtos e serviços para o seu público-alvo, de forma segmentada e assertiva, aumentando o reconhecimento da sua marca e as chances de vendas.

Além de colocar em prática todas essas estratégias, é essencial que as empresas e os vendedores sigam aprendendo e desenvolvendo as técnicas de vendas online, pois, da mesma forma que o atendimento ao cliente, tais técnicas estão em constante evolução.

Que tal, gostou deste artigo? Continue a acompanhar dicas como essa em nosso blog ou mídias sociais:

BLOG – https://zeus.itweb.net.br/blog

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/zeusautomacao/

FACEBOOK – https://pt-br.facebook.com/zautomacao/