Entenda a importância de gerar experiência de compra para o consumidor

Algumas empresas conseguem possibilitar aos clientes uma verdadeira experiência com seus produtos. Isso acontece quando as equipes de marketing compõem estratégias bem pensadas e planejadas para que isso dê certo.  Um exemplo seria uma degustação de um produto para o cliente. Sempre pensando em todos os detalhes como: os pontos de venda onde acontecerá essa degustação, analisar o público-alvo adequado para essa campanha, até mesmo o posicionamento necessário de cada material e produto para exibição com a intenção de chamar atenção.

Para que essa experiência aconteça de forma eficiente com o cliente é preciso que o consumidor se encante com a comunicação visual e seja conduzido até o setor necessário para a degustação. Nessa experiência, o consumidor precisa ficar totalmente imerso ao produto, usando de todos os sentidos. Como tocar, provar, sentir, ouvir.

As campanhas de marketing promocional permitem um contato mais íntimo com o produto e contribuem para que o consumidor crie uma percepção de marca, destacando suas inovações e diferenciais. Um consumidor que conhece bem o produto ou serviço compra mais e melhor. Usufruir, na prática, de todas as funcionalidades e benefícios que o produto traz para a sua vida faz com que este mesmo consumidor esteja mais suscetível à compra. O impulso de compra é um fator relevante para a efetividade de uma ação promocional, já que por meio de uma experiência completa e inovadora cria-se a identificação do possível consumidor com o produto. E o resultado? A garantia de bons resultados na campanha.

Isso significa que as marcas devem promover sensações positivas e até mesmo surpreendentes durante toda a jornada de compra. E vale lembrar que esse percurso não termina com a conclusão do negócio. É essencial cativar o consumidor desde o contato inicial até o momento após a venda.

Se o seu negócio presta algum serviço considerado crítico aos olhos do público, é ainda mais importante planejar uma estratégia baseada em boas experiências.

Como promover uma experiência interessante para seu cliente de forma prática?

1- Realize um bom planejamento

É essencial alinhar os objetivos do seu negócio com a experiência e necessidades do cliente. Sabemos que de nada irá adiantar realizar grandes atividades se não estiver bem alinhada com as estratégias da empresa. Além disso devemos lembrar sempre que o consumidor deve sentir esse impacto e essa ação de forma clara e objetiva. Então os conteúdos gerados devem ter valor para ele. Ou seja, esses esforços devem gerar resultados tanto para a empresa quanto para o cliente.

2- Entenda bem o público potencial da sua empresa

Entender o público é a chave para um planejamento eficiente e uma campanha com resultados. Pesquise e analise bem o seu público, entenda a sua jornada de compra, o que consomem e os seus hábitos. Com essa base em mãos você saberá como agir e entender o que o seu consumidor precisa, sendo capaz de desenvolver ações para aperfeiçoar o contato entre empresa e cliente.

3- Crie uma conexão afetiva com seu cliente

A vivencia do cliente está estreitamente ligada aos sentimentos e emoções. Dessa forma, invista em ações que trabalhem fatores emotivos, estabelecendo conexões emocionais com o consumidor. O relacionamento emocional com as marcas é capaz de expandir o retorno do cliente a uma nova compra.

Essa experiência emocional está diretamente associada ao Neuromarketing, que de forma breve trata-se de estudos que entende o comportamento do consumidor e o impacto emocional do produto.

4- Invista em tecnologia e uma estrutura de qualidade em seus negócios

Atualmente vivemos conectados com smartphones e aplicativos que facilitam nosso dia a dia, por isso atingir o seu público-alvo digitalmente pode ser mais fácil e objetivo, além disso você tem em mãos a possibilidade de gerar mais impacto online que offline.

Invista em site, blog, redes sociais entre outros. Ofereça suporte e estrutura para estar presente de forma online.

Ter uma boa gestão de marketing e um bom relacionamento online com o cliente faz toda diferença.

5- Seja esperto e dê valor ou feedback

Respostas e feedbacks vindos do cliente é essencial e importante, principalmente quando vem do meio digital. Por isso, invista em estratégias eficientes que possibilitem resolver quaisquer problemas ou comentário negativo. Busque sempre contornar esses comentários de forma positiva e que consiga resolver o problema do cliente.

Ter um bom posicionamento para esses eventuais problemas é essencial para não queimar a reputação da empresa.

Feedbacks e respostas por parte do cliente são importantes, principalmente quando acontecem em meio digital. Por isso, é preciso desenvolver um posicionamento inteligente para conseguir resolver qualquer eventual comentário negativo. O caminho é sempre ouvir o cliente, entender a sua necessidade, para poder resolver o problema. Outro fator que é importante se atentar é o tempo de resposta, sendo o mais rápido e breve possível, evitando maiores reclamações.

Porque a experiência do cliente é uma tendência do futuro?

As mudanças no dia a dia das pessoas geraram uma grande transformação nos hábitos de compra dos consumidores, dessa forma a experiência do cliente deixou de ser algo passageiro ou momentâneo, passando a ser essencial e indispensável para o planejamento e estratégias de uma empresa.  

Mesmo com o mercado digital o marketing boca a boca importa muito, especialmente quando a fidelização do cliente é prioridade. Por isso independente do segmento do negócio a interação entre público e marca é essencial.

Proporcionar uma boa experiência ao cliente é oferecer informações relevantes, úteis, com boa estética e produtos com preço justo. Dessa forma, é necessário ser correto com as pessoas e oferecer produtos e serviços que realmente auxilie e ajude no dia a dia no cliente.

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