Você já ouviu falar em “live commerce”? O termo, que em português significa “comércio ao vivo” ou “vendas por live”, virou uma estratégia bastante utilizada nas redes sociais, principalmente no cenário da pandemia do Covid-19.

Lembra dos programas de auditório, onde o apresentador ou um representante de uma marca, mostra todas as funcionalidades e vantagens de um produto, com uma oferta exclusiva e forma de compra? E os canais televisivos de vendas de joias, semijoias, tapetes, utensílios domésticos e etc.?

O live commerce é basicamente o mesmo formato acima, só que nas redes sociais, em transmissões ao vivo e com a apresentação dos produtos, bem como a interação com os internautas em tempo real.

A marca Americanas, por exemplo, lançou em junho de 2020 o Americanas Ao Vivo, com a apresentadora Camila Coutinho e uma seleção de ofertas exclusivas somente para a live. O sucesso foi tão grande que a marca permanece até hoje realizado eventualmente as suas lives commerce.

Como utilizar a live commerce para aumentar as suas vendas

Não tem muito segredo. Com um bom celular, uma conexão de internet estável e um perfil no Facebook, Instagram, Tik Tok ou Youtube, já tem 50% do projeto montado. Mas, antes de começar a fazer a transmissão ao vivo, é importante se atentar a alguns detalhes para tirar o máximo de proveito no encontro virtual.

#01. Faça a seleção dos produtos

Escolha os produtos que farão parte da live. Será promoção, queima de estoque, lançamento de produto? Com base nisso, defina os preços, formas de pagamento, forma de entrega e as funcionalidades e especificações do produto. Afinal, o público estará ao vivo e poderá enviar muitas dúvidas sobre os mesmos. Esteja pronto para responder o máximo que puder e passar credibilidade e confiança.

#02. Desenhe a estrutura da sua live

Defina um roteiro para a transmissão. Em quais canais serão transmitidos? Qual o cenário? Qual o tempo de duração? Quanto tempo será destinado para cada produto? Quem será a equipe técnica de transmissão e quais os equipamentos? Quem será o apresentador? Deixe a live com a cara da sua marca e loja online.

#03. Escolha bem quem irá apresentar a live

E, por falar em apresentador, escolha bem quem irá falar por sua marca e produtos online, afinal tudo será ao vivo e qualquer erro pode colocar toda a estratégia a perder. As marcas costumam chamar normalmente apresentadores já com experiência ou um influenciador digital que tenha o perfil semelhante ao da marca. Uma boa dicção, traquejo e carisma contam muito na apresentação. Discuta o roteiro antes com o apresentador e passe o máximo de material dos produtos para que ele possa estudar e se especializar naquilo que irá apresentar.

#04. Prepare as oportunidades de venda

Crie ofertas únicas e exclusivas que serão somente para a transmissão. Seja em desconto, forma de pagamento, combo ou frete grátis. Estude um gatilho que seja atrativo e faça com que as pessoas comprem durante a live. As pessoas precisam sentir que este será o momento de uma grande oportunidade e terão de aproveitar antes que a transmissão encerre.

#05. Prepare tudo com antecedência

Não deixe para iniciar a live sem antes ter realizado todos os testes. Faça uma prévia de teste nos canais que serão utilizados, verifique também todos os equipamentos, separe os produtos a serem apresentados e tenha sempre um plano reserva para imprevistos.

#06. Divulgue tanto o antes como o depois

De nada adianta se preparar tanto se o público-alvo não estiver ciente de que a live irá ocorrer. Prepare uma divulgação nas redes sociais alguns dias, ou até semanas, antes da transmissão que estimule o público a vir participar. Informe quais as condições exclusivas e imperdíveis que irão acontecer e deixe bem claro que todos os benefícios só serão aproveitados durante a transmissão.

Após o encerramento da mesma, continue a divulgar, porém com o foco nos resultados. Seja em total de vendas, público participante, tempo de permanência na live ou algum outro dado que seja relevante para o seu negócio.

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