Economia de energia em sua empresa: como você pode começar ainda hoje

Com o recente anúncio dos reajustes nas tarifas de energia elétrica por parte das distribuidoras, muitos consumidores estão preocupados do quanto isso pode impactar nas suas finanças. Principalmente em empresas, que costumam ter um consumo elétrico maior que o residencial. Além disso, ocorre atualmente uma influência direta na economia por conta da crise da pandemia do Covid-19. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas de economia, confira a seguir.

#01. Aproveite ao máximo a luz natural

Permita que os ambientes possibilitem a entrada de luz natural. Janelas grandes, cortinas abertas, elementos de vidros translúcidos na parede ou no teto (como os domus de iluminação natural), são grandes coadjuvantes na propagação da luz. Vale ressaltar que a exposição moderada à luz natural também pode ser benéfica para a saúde humana.

Opte também por ambientes com cores claras, pois espaços escuros demandam mais iluminação. Paredes e móveis de cor clara tendem a refletir e espalhar melhor a luz.

Outra maneira é diminuir o número de divisórias que possam dificultar a difusão da luz, ou procure instalar divisórias mais baixas.

A depender da adaptação do ambiente, não será mais nem necessário acender as luzes durante o dia. E, por falar em luzes, substitua as lâmpadas incandescentes por modelos de LED.

#02. Ar-condicionado e ventilação natural

O ar-condicionado é um dos aparelhos que mais podem consumir energia elétrica dentro de uma empresa. Caso não possa abrir mão do aparelho e aproveitar mais a ventilação natural, atente-se para alguns detalhes importantes, como:

·         verificar se possui o Selo Procel de Economia de Energia;

·         certificar se o disjuntor possui a capacidade adequada;

·         evite ligar e desligar por um curto período de tempo;

·         prefira aparelhos com a tecnologia “inverter”;

·         instale aparelhos com capacidade recomendada para o tamanho do cômodo;

·         cuidado com as saídas de ar por frestas e janelas e portas abertas;

·         mantenha os filtros sempre limpos e procure realizar a manutenção periódica do dispositivo, pelo menos a cada 6 meses.

Outra dica que funciona bastante é usar o ar-condicionado somente no modo ventilação em dias mais frios. Porém, vale a pena também estudar formas de aproveitar melhor a ventilação natural.

#03. Verifique as condições dos aparelhos

Aparelhos antigos ou que não passam por manutenção há muito tempo também são grandes vilões na economia de energia elétrica. Caso seja possível, troque os equipamentos antigos por novos, e com tecnologias de consumo de economia. Tenha o cuidado também de realizar a manutenção de todos os aparelhos, garantindo um bom funcionamento e alta durabilidade.

Ao comprar equipamentos observe sempre a existência do Selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica) do Inmetro. A etiqueta indica que o produto tem o menor gasto de energia possível, em níveis menores do que o dos concorrentes que não têm esse selo. O Selo classifica os equipamentos de “A” a “G”, sendo a letra “A” o equipamento de menor consumo energético.

#04. Aparelhos em modo stand by

Monitores, notebooks, computadores, carregadores sem uso e na tomada, TV´s, impressoras, micro-ondas e muitos outros aparelhos quando mantidos em stand by – normalmente com uma luz vermelha indicando esse modo de espera – podem consumir, em média, 20% a mais de energia caso fosse totalmente desligado.

Caso não vá utilizar o aparelho, procure desligá-lo, se possível, até da tomada. Como por exemplo: computadores e monitores ligados no horário do almoço ou no período em que a empresa esteja fechada. Evite os modos hibernar, suspender ou apenas desligar o monitor, pois o computador ainda continuará a consumir energia. Lembre-se também de desligar as luzes ao sair. Algumas empresas colocam sensores de presença para o acendimento automático das luzes. Acendimento automático e programado dos letreiros luminosos também são uma boa alternativa.

#05. Mantenha a instalação elétrica em dia

Vale a pena uma revisão na sua instalação elétrica. Problemas na instalação como fuga de energia, sobrecarga elétrica e curto-circuito podem gerar despesas, sejam elas financeiras, ou através da perda de dados importantes em computadores e notebooks, por exemplo. Ou até pior, como um acidente que provoque algum incêndio.

Assim, é recomendado contratar um profissional especializado para reavaliar a instalação, bem como medir as cargas e a redistribuição das máquinas em suas salas ou área produtiva.

#06. Considere o uso da energia solar

O que antes já foi muito mais caro, hoje já está bem mais acessível. Esse é o caso da energia solar, uma alternativa que está se tornando cada vez mais comum nas empresas. Dependendo do porte do seu negócio, essa pode ser uma interessante alternativa a ser analisada, principalmente sobre o tempo de retorno desse investimento.

#07. Conscientize a sua equipe

De nada adianta tudo acima caso não haja uma conscientização por parte de toda a equipe que compõe a organização. A conscientização dos colaboradores pode se dar por meio de campanhas educativas que promovam o uso racional dos recursos dentro e fora da empresa. Envio de SMS, WhatsApp e mensagem na tela do desktop/notebook, costumam ser campanhas de endomarketing bastante eficazes.

Outra ideia interessante é compartilhar dicas de economia de energia que eles possam aplicar tanto na rotina de trabalho quanto na rotina doméstica. Pode ser até uma simples palestra, apresentação ou reunião com todas as medidas que estão sendo adotadas pela empresa.

Envolver todos e deixar clara a necessidade de economizar energia é necessário para que o plano de eficiência energética seja bem sucedido.

Que tal, pronto para entrar em ação e começar o seu plano de economia de energia elétrica?

Com a otimização do gasto energético, é possível reduzir os custos, aumentar o lucro e contribuir de forma ecológica para o planeta.

Comente em nossas mídias sociais se você já aplicou alguma dessas medidas no seu dia-a-dia e se já conseguiu ver diferença na conta de luz! Aproveita para compartilhar com amigos e familiares essas dicas para que eles possam aplicar também nos seus negócios.

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/zeusautomacao/

FACEBOOK – https://pt-br.facebook.com/zautomacao/