Você sabia que é possível responder mensagens automaticamente pelo WhatsApp? Além disso, outro recurso interessante do aplicativo é a possibilidade de enviar em poucos toques informações sobre um produto ou serviço, com foto, preço, detalhes e link direto para pagamento. Confira alguns dos recursos do WhatsApp Business e como ele pode ser o diferencial para o seu negócio nesse período de pandemia e transformação digital.
Olá, sou o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é a versão oficial do aplicativo WhatsApp desenvolvido para pequenas empresas. Antes de ativar os recursos de mensagem automática e catálogo de produtos é preciso que baixe o aplicativo gratuitamente na App Store ou Google Play.
Depois é só seguir os passos recomendados no aplicativo instalado. Caso deseje migrar todas as suas conversas do antigo WhatsApp pessoal, esse tutorial ensina passo a passo como realizar: https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-mudar-conta-whatsapp-para-comercial-business/
Configurando respostas automáticas no WhatsApp Business
Esse recurso permite se comunicar em tempo integral com os seus clientes, otimizando o seu tempo e impedindo que você perca algum cliente por falta de contato.
É possível configurar mensagens de ausência, programadas para responder o cliente enquanto o seu estabelecimento estiver fechado; mensagem de saudação, respondendo o cliente que entrou em contato com o seu negócio pela primeira vez; e respostas rápidas, que permitem enviar textos através de atalhos que você mesmo determina.
Mensagem de ausência
· Toque no ícone de menu no canto superior direito da tela.
· Vá em “Configurações”, “Configurações da Empresa” e depois em “Mensagem de Ausência”.
· Ative a opção “Enviar mensagem de ausência” e toque no ícone de lápis ao lado de “Mensagem de ausência” para digitar sua resposta automática.
· Por fim, é só salvar, no canto superior direito.
· A mensagem de ausência obedece aos horários de funcionamento de sua empresa que são cadastrados logo após a instalação do aplicativo.
Mensagem de saudação
· Novamente em “Configurações da Empresa” toque em “Mensagem de saudação”.
· Ative a opção “Enviar mensagem de saudação” e toque no ícone de lápis para editar o texto.
· Por fim, é só salvar sua resposta automática.
Respostas rápidas
· Em “Configurações da Empresa ” toque em ” Respostas rápidas”, e depois em Adicionar (+).
· Insira o texto ou anexe a mídia para a resposta rápida. Defina um atalho de teclado para a resposta rápida com palavras-chave para localizar rapidamente.
· Exemplo. Para a mensagem automática “Agradecemos por utilizar nossos serviços! Esperamos trabalhar com você novamente em breve.”, você pode definir o atalho “/obrigado”.
· De volta na tela das respostas rápidas, você pode tocar no ícone “+”, no canto inferior direito da tela, para adicionar quantas respostas quiser.
Inserindo um catálogo de produtos no WhatsApp Business
· Toque no ícone de menu no canto superior direito da tela.
· Vá em “Configurações”, “Configurações da Empresa” e depois em “Catálogo”.
· Toque em “Adicionar produto ou serviço”.
· Insira fotos e outras informações sobre produto ou serviço e pressione “Salvar”. Voltando à tela inicial do catálogo, toque em “+” e repita o procedimento para cadastrar outros itens. Se você possui uma loja virtual, é possível já deixar o link do produto no campo que leva a compra do mesmo.
· Para enviar as informações de um produto ou serviço do catálogo em conversas, pressione o ícone do clipe e toque em “Catálogo”. Por fim, selecione os itens desejados e toque sobre o botão de envio.
Pronto! Agora é aproveitar para cadastrar um catálogo no perfil comercial da sua empresa no WhatsApp Business e fazer negócios online, um dos diferenciais nesse momento de pandemia e isolamento social.
Leia também: Meios de pagamento digitais são aliados em momentos de isolamento social
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