Independente do cenário econômico no país a Black Friday continua se apresentando como uma das melhores alternativas para fechar o ano com chave de ouro nos negócios. No Brasil, a edição de 2019 ocorrerá no dia 29 de novembro e você já pode preparar algumas ações que farão diferenças positivas no fluxo de caixa da sua empresa.

1. Defina suas ofertas de produtos e avalie o inventário

O primeiro passo antes de ofertar as promoções na Black Friday é definir quais os produtos ou serviços podem ser colocados em promoção. Não confunda isso simplesmente com queima de estoque. O ideal é ofertar produtos que atraiam os seus clientes. Analise a margem de lucro, e se possível, negocie a compra desses produtos com os seus fornecedores para poder oferecer uma margem de desconto que mantenha uma lucratividade favorável. Avalie também o seu inventário, para que não passe pelo erro da oferta sem estoque.

2. Avise aos seus clientes

Invista em divulgação. Pense sempre em sair na frente da concorrência e chegar diretamente ao seu potencial cliente. Se possui uma base de clientes, avise-os com antecedência que o seu negócio estará participando da Black Friday e as margens de descontos ou condições especiais. Para tal, explore os diversos canais que tem maior potencial de chegar ao seu público-alvo, tais como as mídias sociais, envio de e-mail marketing, publicação no Blog ou em Sites e Portais de Notícias locais, WhatsApp, mídias impressas, rádio, televisão e tantos outros canais de divulgação.

Uma das estratégias que promete ter bastante retorno em 2019 são os anúncios pagos na internet, como os impulsionamentos no Facebook e Instagram. Se sua página no Facebook possui muitas curtidas, criar um evento nessa mídia social e convidar todos os seguidores também costumar trazer ótimos resultados.

Vale lembrar que responder as mensagens que serão enviadas pelos potenciais clientes durante esse período é um fator-chave para garantir o sucesso da venda para o mesmo. Não leve mais do que 4 horas para responder a dúvida e tenha mais chance de obter êxito na venda.

3. Prepare bem a sua equipe e ambiente

É normal que o fluxo de pessoas ou pedidos online aumentem bastante nessa data. Portanto, prepare bem a sua equipe para que o relacionamento com o consumidor ofereça a melhor experiência possível. Deixe bem claro para os seus colaboradores quais são as metas para a Black Friday, bem como estratégias que podem levar a um aumento no ticket médio da venda, como ofertar produtos correlatos com aquele promocional.

A depender do orçamento disponível para o marketing invista em uniformes personalizados, materiais impressos no ambiente, tickets de preços personalizados e demais materiais promocionais que chamem a atenção dos olhos do consumidor exatamente para os produtos alvo da Black Friday.

4. Ofereça um “mimo” para o cliente

O objetivo da Black Friday não pode ser somente vender naquela data, mas fidelizar o cliente e trazê-lo novamente, o mais breve possível, para uma nova compra. Assim, ofereça vantagens para ele em sua próxima compra, como por exemplo um voucher com desconto válido para um determinado período, uma condição de indicação de um amigo acompanhada de uma vantagem, ou até mesmo um simples brinde promocional.

Caso haja a disponibilidade de preparar o ambiente com um aconchego extra também é válido, como bombons, suco, café, massagem, e tantas outras possibilidades que mostrem ao cliente que trata-se de um dia especial e ele é especial para você. O objetivo é manter-se na memória do cliente com a melhor experiência possível.

5. Por fim, mantenha o relacionamento com o cliente

Mesmo após a venda continue a interagir com o seu cliente. Após um determinado período entre em contato com o mesmo perguntando se há alguma dúvida em relação ao uso do produto ou serviço, seu grau de satisfação e se gostaria de receber dicas para ter um melhor proveito no uso do produto ou serviço que adquiriu.

Busque estratégias criativas com base na experiência do cliente. Para isso basta se colocar no lugar dele e pensar como o seu cliente. Faça o sentir-se especial e ele se tornará um promotor da sua empresa, não sou voltando a consumir os seus produtos ou serviços, como também divulgando em suas mídias sociais e no boca a boca o quanto a experiência de compra dele foi maravilhosa.

Que tal, gostou deste artigo? Continue a acompanhar dicas de gestão empresarial como essa em nosso blog ou mídias sociais:

BLOG – https://zeus.itweb.net.br/blog

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/zeusautomacao/

FACEBOOK – https://pt-br.facebook.com/zautomacao/